#Resenha: Os 13 porquês - Resenha do livro

segunda-feira, 13 de março de 2017 |


Você já ouviu falar no livro “Os Treze Porquês”? É um romance famoso escrito por Jay Asher e lendo esse texto espero ajudar vocês a terem uma ideia de como não foi por acaso que esse livro virou uma série da Netflix (a história é realmente incrível). Hoje, vamos falar um pouco mais sobre o livro, mas quando a série estrear faremos um review, ok?

Primeiramente, quero dizer que conheci o livro através de uma amiga, que sempre me deu ótimas dicas de séries, (e esta me ajudando a escrever essa resenha hoje, dona Thais) mas desta vez, ela também acertou em cheio com essa dica de livro. Sabe aquelas histórias que te ganham no primeiro capítulo e você não consegue parar mais, até terminar o livro? Comigo foi bem assim.

Jay Asher aborda em seu livro diversos temas que, muitas vezes, não são discutidos de forma sensata pela sociedade. O principal deles é o suicídio, um tema pesado, mas, na minha concepção, nos faz refletir no modo que agimos com o próximo. Coligado com o tema principal o livro nos traz outros temas como: invasão de privacidade, assédio e estupro.

Hannah, com suas fitas, vem mostrar à todos o lado de quem sofre e/ou presenciou esses abusos e que, mesmo que comece com uma pequena coisa (no caso de Hannah, um simples boato) pode acabar se tornando algo gigantesco e incontrolável, levando pessoas fazer coisas que não tem volta, ela frequentemente se refere a esse sentimento como: sua “Bola de Neve”.

Agora, por que não falar do Clay? Afinal, ele está nas fitas, mas por quê? Para evitar spoilers que podem não ser bem vindos direi que, na minha visão, ele consegue enxergar o lado da Hannah como os outros “porquês” não conseguem. Clay se dá a oportunidade de se aprofundar, seguir os passos de Hannah e, principalmente, se colocar na posição dela em todas as situações que ela descreve nas fitas.

Em um segundo momento, você pode interpretar esse personagem como nós, leitores, que nos permitimos entrar na história de Hannah Baker e acompanhar cada um de seus passos, até seus últimos momentos.


O livro só aborda a visão de Clay sobre a história e as fitas, mas se vocês assistirem ao teaser da série baseada no livro que vai ser lançada pela Netflix no dia 17 de Março, vão notar que, provavelmente, vamos ter um pouco da visão de outros personagens também.

O livro é curto e você terá tempo de ler antes do lançamento da série. Espero que vocês gostem e compartilhem suas opiniões com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...