Esse bichinho asqueroso chamado conceito

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016 |


CONCEITO: Definição, concepção, idéia, opinião. Representação de um objeto pelo pensamento por meio de suas características gerais. Interpretação da experiência;

PRÉ-: Prefixo de anterioridade;

PRECONCEITO: Conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério;

Não estou aqui pra falar dos preconceitos que vocês estão acostumados... que aqui chamarei de preconceitos comuns, nada de preconceito contra negros, contra nordestino, ou contra garotas de cabelo rosa.

Alias estou aqui pra falar de CONCEITOS.

É ridículo, mas o ser humano tem esse dom bizarro de criar conceitos sobre tudo.

Começa assim: Você vê uma pessoa (que aqui chamaremos de Trudiano), na mesma hora cria um pré conceito sobre o Trudiano, baseados no seu visual, jeito de andar, ou de falar. Depois você a conhece e passa a conversar com o Trudiano e percebe que o primeiro conceito que você criou não faz nenhum sentido e cria um outro conceito baseado desta vez nas coisas que o Trudiano diz. Após um tempo de convivência você vê que aquele conceito também estava errado, e cria outro baseando-se nas experiências que o Trudiano teve no decorrer da sua vida. E no decorrer da sua convivência com o Trudiano, seus conceitos podem mudar ou não. Mas você sempre terá um conceito em mente.

A partir desses conceitos criados você prevê reações das pessoas. Por isso é tão normal escutar frases do tipo: “Não... O Deltrano não faria isso!” ou “Isso não é nem um pouquinho a cara do Fulano.”.

Por mais que alguns não pareçam, a espécie Humana é TOTALMENTE imprevisível. A mente humana é muito complexa, e tem a capacidade de mudar muito rápido. Demora anos para os pais introduzirem os valores dentro da cabeça de uma criança e leva segundos para ela esquecer tudo e se tornar um adolescente delinquente. A nossa mente tem a capacidade de “esquecer” coisas quando é conveniente a nós mesmos.

Então, vamos para de criar conceitos sobre tudo?

Um comentário:

  1. Otimo post e otimo texto,.
    Já segui seu blog se puder retribuir agradeço florzinha.
    Tem post novo no blog, vem conferir.
    MEU BLOG: Estilo.Quem tem?
    BLOG DA FILHOTA: Coisas de Meninas
    Visite-a para incentivar por favor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...